Que tipo de telha devo escolher para meu pavilhão?
761
post-template-default,single,single-post,postid-761,single-format-standard,bridge-core-1.0.4,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-18.0.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 

Que tipo de telha devo escolher para meu pavilhão?

Que tipo de telha devo escolher para meu pavilhão?

A escolha do tipo de telha para um pavilhão dependerá de diversos fatores, incluindo o uso do pavilhão, as condições climáticas da região, considerações estéticas, orçamento e outros aspectos específicos do projeto.

Existem casos em que o material utilizado na cobertura precisa atender requisitos técnicos e regulamentos do setor, como ocorre por exemplo, na indústria química, em que a cobertura deve ser feita com telhas de fibrocimento.


Para facilitar a compreensão, listamos os principais tipos e aspectos que influenciam na escolha de cada material.


Telhas de Fibrocimento

Prós: Leves, duráveis, resistentes a intempéries, apresentam um isolamento térmico razoável.
Contras: Podem requerer estrutura de suporte mais robusta, para suportar seu peso, e uma estrutura mais robusta tende a custar um pouco mais que uma estrutura mais simples e leve. Possuem maior manutenção a curto prazo.

Telhas Metálicas (Aço Galvanizado ou Alumínio)

Prós: Leves, duráveis, resistentes à corrosão, e de fácil manutenção. Costumam ter o menor valor dentre as opções.

Contras: No quesito térmico, podem não ser tão interessantes, por transmitir calor, ao optar por esse material é importante analisar a possibilidade de isolamento térmico adicional.

Telhas Termoacústicas (Sanduíche)

Prós: Oferecem excelente isolamento térmico e acústico e existem duas opções de telhas termoacústicas: Telha + EPS + Telha e Telha + EPS + Filme, esta última costuma ser uma boa opção, pois traz o conforto térmico e acústico em um valor reduzido e bom acabamento interno.

Contras: Todavia, o valor pode ser proibitivo dependendo do orçamento disponível, pois geralmente têm custo mais elevado.

Telhas Plásticas (PVC, Policarbonato)

Prós: Leves, boa transmissão de luz (no caso do policarbonato), e algumas são resistentes a produtos químicos. Pode ser utilizado juntamente com outra telha para trazer luminosidade.
Contras: Menor durabilidade comparada a alguns materiais, necessidade de proteção UV em certos casos, valor elevado.